ASSISTA O VIDEO

  • Cinza ícone do YouTube

ABDOMINOPLASTIA

Após a gestação ou em outras situações de ganho e perda de peso, é muito comum as pacientes apresentarem queixas de flacidez de pele e estrias principalmente na parte inferior e central do abdome, podendo estar associado ao abaulamento do abdome, pochete ou avental na parte inferior do abdome.

 

Todos esses achados causam insatisfação estética e até diminuição da auto estima. O tratamento mais eficaz para resolução destes achados é a o procedimento cirúrgico denominado abdominoplastia. A técnica cirúrgica poderá promover um belo realce da cintura, eliminar o excesso de pele e a flacidez na parte inferior do abdome e tonificar a parede abdominal, tornando-o mais plano , retificado ou chapado.

Perguntas e Respostas:

 

Em qual local do abdome estará localizado a cicatriz?

Rotineiramente a cicatriz se localiza na região do púbis, bem semelhante a cicatriz da cesárea, porém com prolongamentos laterais em ambos os lados, ficando camuflada pelos trajes de banho. Em situações específicas na qual existe uma grande flacidez de pele na parte inferior e superior do abdome, principalmente em pacientes pós bariátricos, a cicatriz poderá ser em ancora, ou seja na parte inferior do abdome e na linha média do abdome .

 

A abdominoplastia elimina as estrias do abdome?

Caso as estrias estejam localizadas na parte inferior do abdome , abaixo do umbigo , poderão ser completamente removidas.

 

É necessário a utilização de drenos?

Sim. No pós operatório ocorre a formação de líquido, seroma, na área de descolamento do abdome. Para eliminar e impedir o acúmulo deste líquido, utilizamos dreno por aproximadamente 4 dias.

 

Em quanto tempo poderei retornar ao trabalho?

Em aproximadamente duas semanas. É necessário reservar esse período inicial para recuperação pós cirúrgica.

 

Quando os pontos são retirados?

Em aproximadamente 10 dias.

 

A abdominoplastia é dolorosa?

Não. Pacientes bem preparados no pré operatório, dificilmente relatam dor no pós cirúrgico. Algum desconforto leve poderá ocorrer, devido a restrição de movimentos na primeira semana, que poderá ser facilmente controlado com analgésicos simples.

 

Qual a duração da cirurgia?

Aproximadamente 3 horas.

 

Precisarei tomar algum medicamento após a cirurgia?

Sim. antibiótico oral e analgésico simples se necessário.

 

Quais os materiais precisarei adquirir para o pós cirúrgico?

Cintas e meias específicas.