Acerca de
Cirurgias reparadores
Reconstrução de mama
O câncer de mama é uma doença muito prevalente no mundo e as opções de tratamento são quimioterapia , radioterapia e cirurgia ( mastectomia/quadrantectomia ). A reconstrução da mama poderá ocorrer de forma imediata ou tardia .
A reconstrução da mama imediata ocorre no mesmo tempo da mastectomia . As opções cirúrgicas são reconstrução com retalhos locais , expansores de tecido e próteses mamárias definitivas.
A reconstrução da mama tardia ocorrerá meses após a mastectomia e as opções cirúrgicas são reconstrução com retalhos do músculo reto abdominal , retalho do músculo grande dorsal , expansores de tecido e próteses.
Plástica pós bariátrica
A cirurgia bariátrica terá como consequência a redução do peso , podendo acarretar excessos cutâneos e flacidez nas mamas , abdome , braços, coxas, glúteos e face, que poderão causar infecções cutâneas recorrentes , assaduras , transtornos psicológicos e baixa auto estima . A plástica pós bariátrica empregará técnicas para remoção dos excessos cutâneos , redução da flacidez e restauração de volume em áreas especificas. As cirurgias são a mamoplastia , abdominoplastia, braquioplastia, cruroplastia , gluteoplastia e lifting facial.
Tumores de pele malignos
Os principais tipos câncer de pele são o carcinomas basocelulare , carcinoma espinocelular e melanoma. O carcinoma basocelular e espinocelular poderão crescer rapidamente e causar comprometimento severo em qualquer região do corpo, principalmente em locais com pouca quantidade de pele tais como nariz, pálpebras, orelha e lábio. O melanoma irá configurar maior gravidade , visto a possibilidade de metástase. Os sinais que deverão levar o paciente a procurar auxílio médico são o aparecimento de uma nova lesão de pele, crescimento e modificação da forma de uma lesão de pele prévia, lesões de pele ou em unha escurecidas. O tratamento do câncer de pele é cirúrgico e envolve a ressecção com margens de segurança para evitar a retorno. As possibilidades de reparação do defeito de pele criado pela ressecção tumoral são a sutura primária, retalho e enxerto cutâneo.
Tumores de pele benignos
Os tumores de pele benignos são muito frequentes, não apresentam risco de metástase ou comprometimento severo de uma determinada região na grande maioria dos casos, entretendo poderão crescer de forma lenta e progressiva e causar desconforto estético, infecções e inflamações da pele. Os tumores benignos mais frequentes são os lipomas e cistos sebáceos. Os sinais ou nevos são lesões cutâneas muito frequentes e deverão ser acompanhadas clinicamente. O tratamento dos lipomas e cistos sebáceos é cirúrgico , com anestesia local podendo ser realizado ambulatorialmente. Os sinais ou nevos deverão ser acompanhados , caso ocorra algum crescimento anômalo ou modificação da forma , terão indicação cirúrgica, para afastar o risco malignidade.
Cicatrizes
Após a realização de um procedimento cirúrgico ou trauma, alguns pacientes poderão desenvolver cicatrizes alargadas , hipertróficas ou queloides. As opções de tratamento são emprego das fitas de silicone, infiltração de corticoides, lazer, betaterapia e nova cirurgia para correção da cicatriz.