ASSISTA O VIDEO

  • Cinza ícone do YouTube

MAMOPLASTIA REDUTORA

A hipertrofia mamária ou mama grande é definida pelo excesso de pele, tecido adiposo e tecido glandular nas mamas, associado ao aumento e mal posicionamento das aréolas em relação ao sulco mamário. As pacientes poderão referir insatisfação estética com o formato das mamas e dor na região cervical.  O diagnóstico desta condição é clínico e o tratamento indicado é cirúrgico, através da mamoplastia redutora. Os objetivos cirúrgicos são a redução do tecido adiposo e glandular , ressecção do excesso de pele, redução com reposicionamento das aréolas em relação ao sulco submamário e preenchimento do polo superior da mama, conferindo assim um formato harmonioso.

Perguntas e Respostas:

 

É necessário a utilização de próteses de silicone?

Não é necessário. Pacientes com hipertrofia mamária apresentam quantidade suficiente de tecido mamário para a realização do remodelamento das mamas.

 

Tenho as mamas muito diferentes, é possível que fiquem semelhantes?

Sim. O procedimento denomina-se simetrização das mamas.

 

Quando poderei retornar a minha rotina normal?

O ideal é reservar 3 -4 semanas para os cuidados pós operatórios, incluindo cuidados com a ferida operatória e restrição dos movimentos dos braços. De forma geral o retorno ao trabalho e atividade física poderão ocorrer com 14 e 30 dias respectivamente, porém cada caso deve ser analisado individualmente.

 

Qual a localização das cicatrizes?

As cicatrizes ficam em torno da aréola, coluna e sulco submamário medial e lateral, ou seja, é o T invertido. Também poderá se localizar nas regiões descritas anteriormente, com exceção do sulco submamário medial, apresentando um formato de J ou L.

 

As cicatrizes são muito visíveis?

As cicatrizes sempre irão existir após uma cirurgia plástica, porém com o passar do tempo a qualidade das cicatrizes tendem a melhorar progressivamente, podendo se tornar praticamente imperceptíveis. Esse período pode variar de 6 meses há 2 anos. Alguns pacientes poderão desenvolver cicatrizes mais visíveis, denominadas hipertróficas ou queloides, as quais são passiveis de tratamento.

  

Quais os tratamentos paras as cicatrizes hipertróficas ou queloides?

São as fitas de silicone, infiltrações de corticoide, betaterapia e o refinamento cirúrgico da cicatriz.

  

Com relação ao tamanho e consistência das mamas, qual será o resultado?

Poderá ser obtido uma redução do tamanho das mamas satisfatória e compatível com o tórax, com incremento da consistência das mamas.

 

Quando será alcançado o resultado definitivo?

Inicialmente será possível ter uma ideia do resultado, porém o resultado definitivo será mais evidente a partir no sexto mês da cirurgia, período que terá ocorrido regressão do edema pós operatório, maturação da cicatriz e acomodação da mama.

 

O pós operatório da cirurgia de redução de mamas causa dor?

Não é doloroso. Pode ocorrer algum desconforto, devido a restrição de movimentos que devem ser respeitados no pós operatório inicial.

 

Qual o tipo de anestesia é realizada nesta cirurgia?

Anestesia geral.

 

Qual o tempo de duração da cirurgia?

Em torno de 3 horas, porém casos mais complexos demandarão aumento no tempo cirúrgico.

 

Por quanto tempo ficarei internada?

Por 24 horas. Este período é fundamental para a recuperação da anestesia, administração de antibióticos e analgésicos, realização do curativo e orientação sobre os cuidados pós cirúrgicos.

 

Quando é programada a retirada dos pontos?

Programamos a retirada dos pontos com 7 e 14 dias

Por quanto tempo é utilizado o sutiã cirúrgico?

Nos primeiros 2 meses é indicado a utilização obrigatória, visto que irá auxiliar na recuperação e cicatrização pós operatória