ASSISTA O VIDEO

  • Cinza ícone do YouTube

RINOPLASTIA

O nariz por ter uma localização central na face, apresenta grande importância para determinar a beleza da face humana. Sua principal função é a respiração. Com relação a estética nasal, existem conceitos de beleza que podem ser alcançados com a cirurgia plástica denominada Rinoplastia. Com esta técnica cirúrgica busca-se uma melhor harmonia entre as unidades estéticas nasais. Basicamente as unidades estéticas nasais são ponta nasal, dorso nasal e asas nasais.

A cirurgia poderá promover aumento ou diminuição do dorso, aumento ou diminuição da projeção da ponta nasal e estreitamento das asas nasais. Pacientes que apresentam dificuldade respiratória devido ao desvio do septo, irão se beneficiar do tratamento em conjunto do desvio de septo ósseo, apresentando ganho estético funcional com melhora da respiração , alcançando-se ótimos resultados. A cirurgia é capaz de causar um embelezamento, trazendo grande felicidade aos pacientes e melhora da auto estima.

Perguntas e Respostas:

 

É possível ter o nariz semelhante a de um artista específico?

Não. Cada pessoa tem a sua característica própria. A cirurgia irá harmonizar essas características, promovendo boa relação entra a ponta, dorso e asa nasal, de forma natural, sem causar estigmas.

 

Posso injetar substâncias como preenchimentos para modificar a forma do nariz?

Não é interessante realizar preenchimentos no nariz. Além de existir o risco de complicações gravíssimas, como necrose da pele do nariz e perda da visão, os resultados estéticos são passageiros devido a reabsorção dos preenchedores e inadequados do ponto vista estético, não sendo possível obter melhora da função nasal de respiração. Caso queira modificar o formato do nariz e obter melhoras da função nasal , o melhor procedimento é a rinoplastia .

 

Os resultados estéticos pós cirúrgicos da rinoplastia são imediatos?

Será possível notar a diferença de imediato, porém o resultado definitivo de uma rinoplastia é tardio, após 1 – 2 anos, período em que toda cicatrização evoluiu e o edema regrediu completamente . Em pacientes com pele nasal fina os resultados são visualizados mais precocemente, quando comparado aos pacientes com pele nasal grossa.

 

Como é realizada a redução do dorso nasal?

O dorso nasal apresenta um componente cartilaginoso que é o septo quadrangular e um componente ósseo. Para reduzir o dorso nasal realizamos um ressecção conservadora da parte superior do septo quadrangular e raspagem do osso nasal.

 

É necessário realizar fratura nasal?

Somente em casos selecionados, cuja pirâmide óssea nasal é muito alargada ou em caso que a redução do dorso nasal foi severa, determinando a abertura do osso nasal. Neste caso a osteotomia será necessária para fechar o osso nasal que foi aberto.

 

Qual é o tipo de material utilizado para promover o aumento do dorso nasal?

Geralmente utilizamos cartilagem da orelha, recoberta com um tecido próprio do organismo. Essa técnica é muito utilizada em pacientes afro descendes, que apresentam dorso nasal baixo .

 

Quando é indicado a alectomia ou estreitamento das asas nasais? 

Basicamente quando ultrapassam a distância entre os cantos dos olhos. Porém cada caso precisa ser avaliado.